Educação nos Três Primeiros Anos – Diálogos com a Abordagem Pikler

Bebês brincando no Ateliê

No curso Educação nos três primeiros anos – Diálogos com a Abordagem Pikler, vamos estudar temas fundamentais da Educação Infantil inspirados nas pesquisas de Emmi Pikler, seus colaboradores e em outras pedagogias afins. Buscaremos refletir sobre a prática, por meio de um olhar sensível e trazer novos subsídios para auxiliar o educador no dia a dia com as crianças.

Para isso faremos leituras de textos, aulas expositivas e apreciação de vídeos da abordagem Pikler. Compartilharemos, também cenas do cotidiano das escolas, algumas delas registradas pelos próprios alunos.

Objetivos

  • A partir da prática cotidiana refletir sobre as ideias de Emmi Pikler e outros especialistas da primeiríssima infância
  • Dar subsídios para a leitura corporal do bebê e da criança pequena
  • Estudar o desenvolvimento neuropsicomotor do bebê  
  • Chamar a atenção para a qualidade de vida da criança pequena
  • Aprofundar as possibilidades da inter-relação com o educador e entre as crianças.
  • Treinar um olhar sensível para observar as crianças e registrar seu desenvolvimento

Metodologia

  • Vídeos
  • Dinâmicas
  • Apresentações em PowerPoint
  • Leituras e reflexões
  • Tematização da prática
  • Documentações

Público alvo

Profissionais da educação infantil

Carga Horária

São 40 horas divididas em 4 módulos, às quartas-feiras das 19:30 às 22:00h

Módulos

Módulo I – Março

A Abordagem Pikler e a construção do vínculo no cuidar

Bebê desenvolvendo vínculo com adulto

Dias 7, 14, 21 e 28 de março

19:30 às 22h (10 horas)

Módulo II – Abril

Desenvolvimento Psicomotor

Desenvolvimento motor do bebê

Dias 4, 11, 18 e 25 de abril

19:30 às 22h (10 horas)

Módulo III –  Maio

Como brincam os bebês

bebês brincando livremente

Dias 9, 16, 23 e 30 de maio

19:30 às 22h (10 horas)

Módulo IV –  Junho

Habilidades Sociais: confiança, autonomia, iniciativa

Bebês socializando

Dias 6, 13, 20 e 27 de junho

19:30 às 22h (10 horas)

Investimento

4 vezes de R$ 380 (por módulo) ou 4 vezes de R$ 300 (o curso completo)

Local

Ateliê Arte, Educação e Movimento

Rua João Batista Leme da Silva, 54, Vila Madalena

Mais Informações: suzanamacedosoares@gmail.com

Tel: 11 982269793

Suzana Macedo Soares

Especialista em Educação Infantil pelo Instituto Vera Cruz trabalha, desde 2004, com formação continuada de educadores. A partir de 2011 se dedica à Abordagem Pikler e em 2013 aprofundou-se com Anna Tardos, em Budapeste. Autora do livro “Vínculo, Movimento e Autonomia – Educação até 3 anos”.Co-autora dos livros: Estudos e Reflexões de Lóczy e O Acolhimento de bebês: práticas e reflexões compartilhadas.

Referências Bibliográficas

CHOKLER, Myrtha. Acerca de la Prática Psicomotriz de Bernard Aucouturier. Buenos Aires: Ariana, 1999.

FALK, Judit (Org.). Educar os três primeiros anos – a experiência de Lóczy. Araraquara: JM, 1994.

FALK, Judit. Abordagem Pikler, educação infantil. São Paulo: Omnisciência, 2017.

FALK, Judit. Mirar al Nino – La Escala de Desarrollo – Instituto Pikler (Lóczy). Argentina: Ariana, 1997.

IGNÁCIO, Renate Keller. Aprendendo a andar, aprendendo a confiar – O desenvolvimento da criança pequena segundo Emmi Pikler. São Paulo: Mainumby, 2002.

KÁLLÓ, Éva; BALOG, Györgyi. As Origens do Brincar Livre. São Paulo: Omnisciência, 2017.

PIKLER, Emmi. Moverse en Libertad – Desarrollo de la Motricidad Global. Madrid: Narcea, 1969.

RASSE, Miriam (Coord.). L’activité libre du jeune enfant – Jouets, objets et jeux à proposer de la naissance à trois ans. Paris: Elsevier Masson, 2008.

SOARES, Suzana Macedo. Vínculo, Movimento e Autonomia: Educação dos 3 primeiros anos. São Paulo: Omnisciência, 2017

SZANTO, Agnès Feder. Una mirada adulta sobre el niño en acción – El sentido del movimiento en la protoinfancia. Buenos Aires: Cinco, 2014.

TARDOS, Anna. Deixe o bebê também brincar por si mesmo.The first Years: Ngã Tau Tuatahi – New Zealand Journal of Infant and Toodler Education, volume 14. Nova Zelândia, 2012.

TRUCHIS-LENEVEU, Chantal. O despertar de seu filho – para um bebê ativo e calmo. São Paulo: Paulus, 1998.

WINNICOTT, Donald Woods. A criança e seu mundo. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1985.