Projeto Educar com Segurança e Autonomia

Educar com Segurança e Autonomia

Em 17 CEIs da Rede Bompar, conveniadas com a Prefeitura de São Paulo

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Apresentação

Educar com Segurança e Autonomia é um projeto de formação para educadores de CEIs, que atuam com crianças de 0 a 3 anos. O principal motivo que nos levou a elaborar este projeto foi o reconhecimento da grande importância dos três primeiros anos de vida para o desenvolvimento pleno do indivíduo, uma base fundamental para a vida toda.

A educação é uma das grandes portas de transformação social e construção de novos paradigmas de uma sociedade mais justa, livre, longe da miséria e ignorância. Muitos profissionais ligados à educação têm chamado a atenção para a necessidade urgente de estabelecer uma prática educacional significativa, composta de parâmetros que levem as crianças a serem mais autônomas, criativas, responsáveis e felizes.

 Justificativa

A Educação Infantil vive um intenso processo de seleção e fortalecimento de práticas pedagógicas mediadoras de aprendizagem e do desenvolvimento infantil. Em especial, têm se mostrado prioritárias as discussões sobre como orientar o trabalho junto às crianças de até três anos.

Os neurocientistas têm estudado o desenvolvimento cerebral infantil e concluíram que os três primeiros anos de vida são fundamentais para a formação da estrutura básica do cérebro.

Segundo Rima Shore, 2000 pág.51, “As conexões entre os neurônios se formam à medida que a criança em crescimento experimenta o mundo que a cerca a estabelece ligações com os pais, com os membros de família e com os outros cuidadores”.

Sendo assim, a principal tarefa do desenvolvimento cerebral inicial é a formação e o reforço das ligações entre os neurônios, isto é, das sinapses que são produzidas de acordo com os estímulos do ambiente e com os vínculos afetivos estabelecidos neste período.

Objetivos

Contribuir para a capacitação de educadores de crianças de 0 a 3 anos através de elementos da abordagem Emmi Pikler, do estudo do desenvolvimento infantil e de atividades lúdicas.

Objetivos específicos

  • Realizar diagnóstico institucional identificando quais as necessidades específicas de cada instituição
  • Apresentar, refletir e propor adaptação dos elementos da Abordagem Emmi Pikler segundo a realidade destas instituições.
  • Refletir sobre o desenvolvimento infantil e apresentar meios de promovê-lo
  • Incentivar a educação lúdica
  • Estimular a realização de atividades que colaborem para o desenvolvimento sadio de crianças de 0 a 3 anos
  • Promover uma educação humanizada colaborando na construção da Cultura de Paz

 Metodologia

O conteúdo do Educar com Segurança e Autonomia está apoiado, principalmente, nos pensamentos de Emmi Pikler, Bernard Lievegoed, Lev Vigotsky, John Bowlby, Rudolf Steiner, Gerda Alexander, Françoise Dolto, Erich Neumann, René Spitz.

A capacitação continuada é composta por teoria e prática e os temas desenvolvidos serão: elementos da Abordagem Emmi Pikler, desenvolvimento infantil e neurociência.

Serão utilizados vídeos e textos produzidos por pesquisadores do Instituto Pikler-Lóczy da Hungria e da França, com reflexões em grupo. Também serão propostas dinâmicas de observação das crianças pequenas

Serão realizados:

  • 6 Encontros de formação com coordenação e direção
  • 6 Encontros de Capacitação continuada com educadores e equipe de apoio em paradas pedagógicas
  • 5 Encontros com Coordenadoras para orientar a aplicação da abordagem
  • Reuniões de alinhamento na Bompar

 Público alvo

Educadores, equipe de apoio, coordenadores e diretores de CEIs da rede Bompar.

Duração do projeto

Outubro de 2014 a junho de 2015.

Apoio da instituição que receberá o projeto

  • Espaço físico para a realização do projeto
  • Divulgação da formação continuada
  • Inscrição dos interessados
  • Lanche
  • Data show

 Os participantes receberão uma apostila com o conteúdo teórico do projeto.

 Avaliação

Aplicação de 2 questionários de avaliação qualitativa e quantitativa do projeto nos meses de dezembro de 2014 e junho de 2015.

 Profissionais: 

Maria Suzana de Macedo Soares

Graduada em Comunicação Social pela PUC-SP e Pós Graduada pela ECA-USP. É especialista em Educação Infantil pelo ISE – Instituto Superior de Educação. Participou do Curso de Formação sobre Emmi Pikler “A importância dos cuidados na Primeira Infância” em 2009 -2010, promovido pela OMEP. Em 2013 cursou “Difficult for the child, difficult for the adult” e “Observation in groups of children”, com Anna Tardos e equipe da Lóczy Foundation for Children, em Budapeste.

Integra o Conselho Consultivo da Aliança pela Infância. Coordenou o Projeto Cores da Paz de 2007 a 2010 e desde 2012 coordena o Projeto “Arte, Educação e Cuidados para Crianças Abrigadas”. Em 2013 ministrou o curso de extensão universitária no ISE: “Subsídios para compreender a linguagem corporal da criança de 0 a 3 anos”, utilizando a abordagem de Emmi Pikler e a linguagem da Eutonia. É Coordenadora de Educação Infantil na Associação Educacional Arte de Ser.

Co-autora de livros sobre Educação Infantil, entre os quais: A Primeira Infância na Cultura de Paz (Copipaz) – 2004 e Estudos e Reflexões de Lóczy (2011) organizado por Valéria Gonçalves Andreetto e Vera Melis Paolillo, publicado pela OMEP – Organização Mundial para Educação Pré Escolar.

Tem extensa formação em dança e artes plásticas. Em seu ateliê organiza cursos de arte-educação para bebês, crianças e educadores.

 

Patrícia Couto Gimael CRP 06/50090

Psicóloga com licenciatura pela UNESP – Bauru e graduação pela Universidade São Marcos de São Paulo. Atende crianças e adolescentes em consultório desde 1996, sempre orientando os pais. Tem formação Junguiana e estuda Antroposofia desde 1994. Participou do Curso de Formação sobre Emmi Pikler “A importância dos cuidados na Primeira Infância” em 2009 -2010. Em 2013 cursou “Difficult for the child, difficult for the adult” e “What does the Piklerian

approach offer for the family?” com Anna Tardos e equipe da Lóczy Foundation for Children, em Budapeste. Membro da Aliança pela Infância desde 2003 desenvolve os projetos sociais:

  • Educação para Futuros Pais – Projeto direcionado para adolescentes que trabalha a maternidade e paternidade responsável
  • Multiplicadores Futuros Pais – Capacitação de educadores para realização do projeto Educação para Futuros Pais
  • Infância Vivenciada – Projeto de formação continuada para educadores da rede pública e para educadores de abrigos.
  • Arte, Educação e Cuidados para Crianças Abrigadas – Formação continuada de educadores de abrigos através da utilização da arte como instrumento pedagógico

É co-autora dos livros Estudos e Reflexões de Lóczy (2011) organizado por Valéria Gonçalves Andreetto e Vera Melis Paolillo, publicado pela OMEP – Organização Mundial para Educação Pré Escolar; e Infância Vivenciada (2013) – Editora Paulinas.

Bibliografia

ALEXANDER, G. – 1983. “Eutonia, Um Caminho para a percepção corporal”. São Paulo. Editora Martins Fontes.

BOWLBY, J. 1988. “Cuidados Maternos e saúde mental”. São Paulo, SP: Martins Fontes Editora.

CHOKLER, M. “A história das idéias e coerência na praxe da Atenção Precoce do Desenvolvimento Infantil”.

FALK, J. – 1994. “Educar os Três Primeiros anos – a experiência de Lóczy”. São Paulo. JM Editora Ltda.

FALK, J. – 1997. “Mirar al Nino – La Escala de Desarrollo”. Instituto Pikler (Lóczy). Argentina. Ediciones Ariana.

GALVÃO, I. – 1995. “Henri Wallon – Uma Concepção Dialética de Desenvolvimento Infantil”. Petrópolis. Editora. Vozes.

GIMAEL, Patrícia Couto e Selma de Aguiar – 2013 “Infância Vivenciada”. Editora Paulinas.

GOLSE, B. – 2006. “Lóczy: uma atención entre ausência y presencia. Lóczy, Um nuevo paradigma?”. – El Instituto Pikler ES um espejo de múltiples facetas. Mendonza: Universidad Nacional de Cuyo.

IGNÁCIO, R. K. – 2002. “Aprendendo a andar, aprendendo a confiar – O desenvolvimento da criança pequena segundo Emmi Pikler”. Edições Mainumby.

KONIG, K.  “Os três primeiros anos de vida”. Editora Antroposófica.

LIVEGOED, B. – “Desvendando o crescimento” – Editora Antroposófica.

MORAES, MB; AZEVEDO, M.F.L.; LEITE, A.C.A.; SISLA, E.C.; SOARES, M.S.M.; GIMAEL, P.; FREITAS, A.V.C.; PELIZON, M.H. – 2011. “Estudos e Reflexões de Lóczy” OMEP – Organização Mundial para Educação Pré Escolar.

NEUMANN, E.  “A criança”. S. Paulo: Editora Cultrix.

SHORE, R. 2000. “Repensando o Cérebro – Novas Visões sobre o Desenvolvimento Inicial do Cérebro”. Porto Alegre.  Editora Mercado Aberto.

SPITZ, R. – 1993 “O Primeiro Ano de Vida” S. Paulo. Editora Martins Fontes.

TRUCHIS-Leneveu, C. “O despertar de seu filho – para um bebê ativo e calmo” – Editora Paulus – Coleção Amor e Psique