Projeto Valorizando Quem Educa

DSC03703.JPG O Projeto Valorizando Quem Educa propôs vivências práticas de Arte e Movimento, com crianças, educadores, equipes técnicas de 14 CEIs da rede municipal de São Paulo, Diretoria Regional de Ensino do Ipiranga, além de conteúdo teórico para aprofundamento de reflexões sobre o papel das atividades corporais e das artes plásticas, como meios de desenvolvimento e transformação pessoal e social.

1)      Principais atividades desenvolvidas

a)      Oficinas práticas de arte e movimento, nas Reuniões Pedagógicas, com educadores e pessoal de apoio

b)      Encontros com discussões teóricas nas Reuniões Pedagógicas, com educadores e pessoal de apoio

c)      Vivências práticas com as crianças durante as rotinas em sala de aula, junto com seus educadores

d)      Momentos de reflexão com educadores após as oficinas desenvolvidas com as crianças,

2)      Características do público atendido

Crianças: faixa etária de 2 a 5 anos.

Cei Nova Era nov. 2008 professoras e crianças 217.jpg

Educadores: mulheres entre 22 e 50 anos com formação de magistério e/ou Pedagogia com especialização em Educação Infantil (exigência para exercer o cargo), oriundos de famílias com renda entre 3 e 5 salários mínimos.

Valorizando Ceu Meninos nov. 2008 015.jpg

Pessoal de Apoio: cozinheiros, encarregados da limpeza etc.

3)      Objetivos Gerais

Contribuir com a capacitação de educadores e equipes técnicas de CEIs, focando a importância da integração do movimento corporal à atividade plástica no desenvolvimento expressivo, relacional e psicomotor da criança, apresentando novos materiais e suportes.

Valorizando Ceu Meninos nov. 2008 045.jpg

4)      Objetivos Específicos

a)      Oferecer propostas de artes plásticas e expressão corporal, aplicáveis de forma lúdica.

Valorizando Ceu Meninos nov. 2008 010.jpg

b)      Proporcionar informações sobre o desenvolvimento psicomotor infantil, ensinar formas de estimular a coordenação motora, bem como o uso de materiais simples e acessíveis para este fim.

CEI V. Gumercindo - Educadoras 003.jpg

c)      Dialogar sobre a expressão corporal da criança enquanto produz um objeto artístico e propor diferentes situações que facilitem a movimentação do corpo de forma espontânea.

Carolina Maria Rotina 019.jpg

d)      Instrumentalizar o educador e as equipes técnicas para compreender e estimular a produção de garatujasValorizando Ceu Meninos nov. 2008 070.jpg

e)      Refletir sobre as possíveis formas de utilização da sala de aula e outras dependências da escola.

Carolina Maria Rotina 001.jpg

f)        Estimular a utilização de objetos intermediários como panos, bolas, caixas, gizes de gesso anatômicos, tintas naturais, entre outros.

DSC01893.JPG DSC01960.JPG Valorizando Ceu Meninos nov. 2008 020.jpg

5)      Conceitos que norteiam o desenvolvimento da iniciativa.

O cuidado com as crianças é um ponto primordial na Educação Infantil. Após a promulgação da LDB 9394/96, esse cuidado foi ampliado para além da questão física, alimentar, incluindo ações que possibilitem o desenvolvimento integral da criança.

As crianças pequenas usam o corpo e a expressão plástica como elementos fundamentais no processo de construção de sua identidade e no conhecimento das outras pessoas e do mundo ao seu redor. Bem antes de falarem com desenvoltura, elas vivenciam suas primeiras experiências de evolução do pensamento, construção do conhecimento e expressão de sentimentos, utilizando a linguagem corporal, sonora e plástica.