Suzana Soares
Graduada em Comunicação Social pela PUC-SP e pós-graduada pela ECA-USP. É especialista em Educação Infantil pelo Instituto Vera Cruz. Participou do Curso de Formação sobre Emmi Pikler “A importância dos cuidados na Primeira Infância” em 2009 -2010, promovido pela OMEP. Em 2013 cursou “Difficult for the child, difficult for the adult” e “Observation in groups of children”, com Anna Tardos e equipe da Lóczy Foundation for Children, em Budapeste. Participou de Seminários de aprofundamento sobre a abordagem em 2014 na cidade de Buenos Aires, em 2015 em Florianópolis e em 2017 na cidade de São Paulo, participando da organização desse encontro. Ainda em 2015 fez uma Formação de Aprofundamento com Isabelle Deligne e Bernard Golse, da Associação Pikler-Lóczy da França, organizada no Rio de Janeiro.
Integra o Conselho Consultivo da Aliança pela Infância e a Rede Cultura Infância da Rede Nacional Primeira Infância (RNPI). Coordena Projetos Sociais de Formação de Educadores Infantis e presta consultoria em Educação Infantil. Faz parte da Red Pikler Nustra America, Rede Pikler Brasil e do grupo Educar 0 a 3, com o objetivo de aprofundar os estudos e divulgar a Abordagem Pikler.
Em 2013, 14 e 15, ministrou um curso de extensão universitária no Instituto Vera Cruz: “Subsídios para compreender a linguagem corporal da criança de 0 a 3 anos”, utilizando elementos da abordagem de Emmi Pikler e a linguagem da Eutonia. Atualmente ministra um curso de extensão universitária no Instituto Singularidades.
Autora do livro Vínculo, Movimento e Autonomia (2017); co-autora de livros sobre Educação Infantil, entre os quais: A Primeira Infância na Cultura de Paz (Copipaz) – 2004; Estudos e Reflexões de Lóczy (2011), publicado pela OMEP – Organização Mundial para Educação Pré Escolar e O Acolhimento de bebês: práticas e reflexões compartilhadas (2014). .
Com formação em dança, artes plásticas, comunicação e educação, coordena as atividades do Ateliê Educação Artes e Movimento, desde 1990, que promove:
♦ Oficinas de Movimento Lúdico para bebês e crianças pequenas (3 meses a 3 anos)
♦ Formação continuada para professores de educação infantil
♦ Grupos de estudos sobre a abordagem Pikler
♦ Pesquisa sobre tintas naturais e outros materiais de arte artesanais, como gizes e massas naturais