UM NOVO OLHAR SOBRE O DESENVOLVIMENTO DO BEBÊ

REVELAÇÕES DA ABORDAGEM PIKLER

Segundo semestre de 2019

Desenvolvimento do bebê

 

Datas e Horários

Dois finais de semana, das 9h às 17:00h (o almoço será num bom restaurante a quilo bem perto do local do curso)

19 de outubro – sábado e 20 de outubro – domingo

9 de novembro – sábado e 10 de novembro – domingo

Total de horas/aulas: 24 horas

 

Conteúdo

19/10

Motricidade sob o olhar pikleriano 

  • Abordagem Pikler e seus fundamentos
  • Papel do adulto no desenvolvimento motor da criança
  • Um novo olhar sobre posturas, deslocamentos e posições intermediárias

 

20/10

Atitudes que favorecem a atividade autônoma 

  • Como carregar o bebê: equilíbrio físico e emocional (verticalização precoce)
  • Por que não sentar o bebê? Qualidade no sentar e no brincar
  • Conquista da marcha
  • Dinâmica do Brincar
  • Atividade autônoma: o brincar livre

 

09/11

  • Desenvolvimento lento e/ou diferente
  • Estudo de caso Biel: desenvolvimento lento
  • Potencial Terapêutico da abordagem Pikler
  • Estudo de caso: desenvolvimento diferente

 

10/11

Escalas de Desenvolvimento e Observação

  • A escala construída pela equipe de Emmi Pikler
  • Comparação com outras Escalas de Desenvolvimento
  • Ferramenta da Observação
  • Observação do Brincar

 

Valor

R$ 1100,00 à vista com depósito antecipado

R$ 1200,00 em suas parcelas

 

Metodologia 

  • Observações de fotos
  • Discussão de Vídeos
  • Vivências
  • Aulas expositivas
  • Debates sobre textos
  • Reflexões sobre casos

 

Público Alvo

  • Profissionais e estudantes das áreas de saúde e educação interessados na primeira infância.

 

Local

Ateliê Arte Educação e Movimento

Rua João Batista Leme da Silva, 54, Vila Madalena, São Paulo, SPEquipe de 

 

Formadoras

 

Leila Saita

Fisioterapeuta formada pela Unesp, especialista em neurologia infantil pela Unicamp, trabalha com atendimento clínico de crianças com atraso ou alterações no desenvolvimento. Desde 2008 atua com consultoria em escolas de educação infantil e a partir de 2010 com grupos de pais e bebês, ano em que conheceu a Abordagem Pikler. Aprofundou-se com a Associação Pikler Lóczy France em 2015, 2016 e 2017, este último em Paris. Participou do Aprofundamento da Red Pikler Nuestra America em 2017. É membro da Rede Pikler Brasil.

 

Nadja Azevedo

Fisioterapeuta formada pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), especialista em Neurologia Infantil pela Unicamp e em Psicomotricidade pela Unifai. Se dedica ao estudo da Abordagem Pikler desde 2010. Aprofundou seu conhecimento com a Associação Pikler Loczy France em 2015 e 2016. Participou do Aprofundamento da Red Pikler Nuestra America em 2017. É membro da Rede Pikler Brasil.  Trabalha com atendimento de crianças com atraso ou alterações do desenvolvimento, com consultoria em escolas de educação infantil e grupos de pais e bebês.

 

Suzana Macedo Soares 

Especialista em Educação Infantil pelo Instituto Vera Cruz trabalha, desde 2004, com formação continuada de educadores. A partir de 2011 se dedica ao estudo da Abordagem Pikler, promovendo formações, consultorias e oficinas para educadores com elementos dessa abordagem. Em 2013 aprofundou-se com Anna Tardos, em Budapeste e em 2018 na Associação Pikler Lóczy de Paris. Professora do curso de extensão universitária do Instituto Singularidades. Autora do livro “Vínculo, Movimento e Autonomia – Educação até 3 anos”. Coautora dos livros: Estudos e Reflexões de Lóczy e O Acolhimento de bebês: práticas e reflexões compartilhadas. Participa do Conselho Consultivo da Associação Pikler Brasil; é membro da Rede Pikler Brasil, da Rede Pikler Nuestra America e da RNPI (Rede Nacional da Primeira Infância).

Em seu espaço Ateliê Arte Educação e Movimento promove formações de educadores e oficinas para pais e bebês de 3 meses a 3 anos.

 

Informações: leila.saita@gmail.com ou (11) 96213-4653 – WhatsApp

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

CHOKLER, Myrtha. Acerca de la Prática Psicomotriz de Bernard Aucouturier. Buenos Aires: Ariana, 1999.

CHOKLER, Myrtha. La Aventura Dialógica de la Infancia. Buenos Aires: Cinco, 2017.

FALK, Judit (Org.). Educar os três primeiros anos – a experiência de Lóczy. Araraquara: JM, 1994.

FALK, Judit. Abordagem Pikler, educação infantil. São Paulo: Omnisciência, 2017.

FALK, Judit. Mirar al Nino – La Escala de Desarrollo – Instituto Pikler (Lóczy). Argentina: Ariana, 1997.

PIKLER, Emmi. Moverse en Libertad – Desarrollo de la Motricidad Global. Madrid: Narcea, 1969.

SOARES, Suzana Macedo. Vínculo, Movimento e Autonomia: Educação dos 3 primeiros anos. São Paulo: Omnisciência, 2017

SZANTO, Agnès Feder. Una mirada adulta sobre el niño en acción – El sentido del movimiento en la protoinfancia. Buenos Aires: Cinco, 2014.