Vínculo, Movimento e Autonomia

Práticas e Conceitos da Abordagem Pikler

criança exercitando a autonomia

Nesse curso estudaremos temas fundamentais da Educação Infantil inspirados nas pesquisas de Emmi Pikler e seus colaboradores. Refletiremos sobre a prática, por meio de um olhar sensível que propõe novos subsídios para auxiliar o educador no dia a dia com as crianças.

Para isso faremos leituras de textos, aulas expositivas e apreciação de vídeos da Abordagem Pikler. Compartilharemos, também, cenas do cotidiano das escolas, algumas delas registradas pelos próprios alunos.

Objetivos

    • Refletir sobre as ideias de Emmi Pikler e outros especialistas da primeiríssima infância a partir da prática cotidiana
    • Estudar o desenvolvimento neuropsicomotor do bebê
    • Chamar a atenção para a linguagem corporal do bebê e da criança pequena
    • Aprofundar as possibilidades da inter-relação de qualidade com o educador e entre as crianças
    • Treinar um olhar sensível para observar registrar o desenvolvimento infantil

Metodologia

    • Vídeos
    • Dinâmicas
    • Apresentações em PowerPoint
    • Leituras e reflexões
    • Tematização da prática
    • Documentações

Público alvo

Profissionais da educação infantil e interessados no desenvolvimento infantil e na educação nos 3 primeiros anos.

Carga Horária

São 08 encontros, às segundas-feiras das 19:30 às 22:00h, de março a junho de 2019. Total: 20 horas.

Módulos

Módulo I

A Abordagem Pikler e o Cuidado Consciente

Vínculo com o adulto de confiança

Bebê desenvolvendo vínculo com adulto

Março: dias 11 e 25

19:30 às 22h (10 horas)

Módulo II

Desenvolvimento Psicomotor

Escala de Desenvolvimento e estudos de casos

Desenvolvimento motor do bebê

Abril: dias 15 e 29

19:30 às 22h (10 horas)

Módulo III

Como Brincam os Bebês

Papel do Educador: Observação e Escuta

bebês brincando livremente

Maio: dias 13 e 27

19:30 às 22h (10 horas)

Módulo IV

Constituição do Sujeito

Habilidades Sociais: Confiança, Autonomia, Iniciativa

Bebês socializando

Junho: 03 e 17

19:30 às 22h (10 horas)

OBS: O curso inclui um estágio de observação nas Oficinas de Movimento Lúdico para bebês do Ateliê Arte Educação e Movimento.

Investimento

Investimento R$ 1200,00 em 3 vezes ( R$ 200 na inscrição; R$ 200 até 10 de março, R$ 400 em abril e R$ 400 em maio).

Local

Ateliê Arte, Educação e Movimento

Rua João Batista Leme da Silva, 54, Vila Madalena

Mais Informações: suzanamacedosoares@gmail.com

Tel: 11 982269793

Formadora

Suzana Macedo Soares 

Especialista em Educação Infantil pelo Instituto Vera Cruz trabalha, desde 2004, com formação continuada de educadores. A partir de 2011 se dedica ao estudo da Abordagem Pikler, promovendo formações, consultorias e oficinas para educadores com elementos dessa abordagem. Em 2013 aprofundou-se com Anna Tardos, em Budapeste e em 2018 na Associação Pikler Lóczy de Paris. Professora do curso de extensão universitária do Instituto Singularidades. Autora do livro “Vínculo, Movimento e Autonomia – Educação até 3 anos”. Coautora dos livros: Estudos e Reflexões de Lóczy e O Acolhimento de bebês: práticas e reflexões compartilhadas. Participa do Conselho Consultivo da Associação Pikler Brasil; é membro da Rede Pikler Brasil, da Rede Pikler Nuestra America e da RNPI (Rede Nacional da Primeira Infância).

Em seu espaço Ateliê Arte Educação e Movimento promove formações de educadores e oficinas para pais e bebês de 3 meses a 3 anos (www.artesemovimento.com.br).

Tel: 98226-9793

e-mail: suzanamacedosoares@gmail.com

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

CHOKLER, Myrtha. Acerca de la Prática Psicomotriz de Bernard Aucouturier. Buenos Aires: Ariana, 1999.

CHOKLER, Myrtha. La Aventura Dialógica de la Infancia. Buenos Aires: Cinco, 2017.

FALK, Judit (Org.). Educar os três primeiros anos – a experiência de Lóczy. Araraquara: JM, 1994.

FALK, Judit. Abordagem Pikler, educação infantil. São Paulo: Omnisciência, 2017.

FALK, Judit. Mirar al Nino – La Escala de Desarrollo – Instituto Pikler (Lóczy). Argentina: Ariana, 1997. 

IGNÁCIO, Renate Keller. Aprendendo a andar, aprendendo a confiar – O desenvolvimento da criança pequena segundo Emmi Pikler. São Paulo: Mainumby, 2002.

KÁLLÓ, Éva; BALOG, Györgyi. As Origens do Brincar Livre. São Paulo: Omnisciência, 2017.

PIKLER, Emmi. Moverse en Libertad – Desarrollo de la Motricidad Global. Madrid: Narcea, 1969.

RASSE, Miriam (Coord.). L’activité libre du jeune enfant – Jouets, objets et jeux à proposer de la naissance à trois ans. Paris: Elsevier Masson, 2008.

SOARES, Suzana Macedo. Vínculo, Movimento e Autonomia: Educação dos 3 primeiros anos. São Paulo: Omnisciência, 2017

SZANTO, Agnès Feder. Una mirada adulta sobre el niño en acción – El sentido del movimiento en la protoinfancia. Buenos Aires: Cinco, 2014.

TARDOS, Anna. Deixe o bebê também brincar por si mesmo.The first Years: Ngã Tau Tuatahi – New Zealand Journal of Infant and Toodler Education, volume 14. Nova Zelândia, 2012.

TRUCHIS-LENEVEU, Chantal. O despertar de seu filho – para um bebê ativo e calmo. São Paulo: Paulus, 1998.

WINNICOTT, Donald Woods. A criança e seu mundo. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1985.