Vínculo, Movimento e Autonomia
Práticas e Conceitos da Abordagem Pikler
Nesse curso estudaremos temas fundamentais da Educação Infantil inspirados nas pesquisas de Emmi Pikler e seus colaboradores. Refletiremos sobre a prática, por meio de um olhar sensível que propõe novos subsídios para auxiliar o educador no dia a dia com as crianças.
Para isso faremos leituras de textos, aulas expositivas e apreciação de vídeos da Abordagem Pikler. Compartilharemos, também, cenas do cotidiano das escolas, algumas delas registradas pelos próprios alunos.
Objetivos
-
- Refletir sobre as ideias de Emmi Pikler e outros especialistas da primeiríssima infância a partir da prática cotidiana
- Estudar o desenvolvimento neuropsicomotor do bebê
- Chamar a atenção para a linguagem corporal do bebê e da criança pequena
- Aprofundar as possibilidades da inter-relação de qualidade com o educador e entre as crianças
- Treinar um olhar sensível para observar registrar o desenvolvimento infantil
Metodologia
-
- Vídeos
- Dinâmicas
- Apresentações em PowerPoint
- Leituras e reflexões
- Tematização da prática
- Documentações
Público alvo
Profissionais da educação infantil e interessados no desenvolvimento infantil e na educação nos 3 primeiros anos.
Carga Horária
São 08 encontros, às segundas-feiras das 19:30 às 22:00h, de março a junho de 2019. Total: 20 horas.
Módulos
Módulo I
A Abordagem Pikler e o Cuidado Consciente
Vínculo com o adulto de confiança
Março: dias 11 e 25
19:30 às 22h (10 horas)
Módulo II
Desenvolvimento Psicomotor
Escala de Desenvolvimento e estudos de casos
Abril: dias 15 e 29
19:30 às 22h (10 horas)
Módulo III
Como Brincam os Bebês
Papel do Educador: Observação e Escuta
Maio: dias 13 e 27
19:30 às 22h (10 horas)
Módulo IV
Constituição do Sujeito
Habilidades Sociais: Confiança, Autonomia, Iniciativa
Junho: 03 e 17
19:30 às 22h (10 horas)
OBS: O curso inclui um estágio de observação nas Oficinas de Movimento Lúdico para bebês do Ateliê Arte Educação e Movimento.
Investimento
Investimento R$ 1200,00 em 3 vezes ( R$ 200 na inscrição; R$ 200 até 10 de março, R$ 400 em abril e R$ 400 em maio).
Local
Ateliê Arte, Educação e Movimento
Rua João Batista Leme da Silva, 54, Vila Madalena
Mais Informações: suzanamacedosoares@gmail.com
Tel: 11 982269793
Formadora
Suzana Macedo Soares
Especialista em Educação Infantil pelo Instituto Vera Cruz trabalha, desde 2004, com formação continuada de educadores. A partir de 2011 se dedica ao estudo da Abordagem Pikler, promovendo formações, consultorias e oficinas para educadores com elementos dessa abordagem. Em 2013 aprofundou-se com Anna Tardos, em Budapeste e em 2018 na Associação Pikler Lóczy de Paris. Professora do curso de extensão universitária do Instituto Singularidades. Autora do livro “Vínculo, Movimento e Autonomia – Educação até 3 anos”. Coautora dos livros: Estudos e Reflexões de Lóczy e O Acolhimento de bebês: práticas e reflexões compartilhadas. Participa do Conselho Consultivo da Associação Pikler Brasil; é membro da Rede Pikler Brasil, da Rede Pikler Nuestra America e da RNPI (Rede Nacional da Primeira Infância).
Em seu espaço Ateliê Arte Educação e Movimento promove formações de educadores e oficinas para pais e bebês de 3 meses a 3 anos (www.artesemovimento.com.br).
Tel: 98226-9793
e-mail: suzanamacedosoares@gmail.com
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
CHOKLER, Myrtha. Acerca de la Prática Psicomotriz de Bernard Aucouturier. Buenos Aires: Ariana, 1999.
CHOKLER, Myrtha. La Aventura Dialógica de la Infancia. Buenos Aires: Cinco, 2017.
FALK, Judit (Org.). Educar os três primeiros anos – a experiência de Lóczy. Araraquara: JM, 1994.
FALK, Judit. Abordagem Pikler, educação infantil. São Paulo: Omnisciência, 2017.
FALK, Judit. Mirar al Nino – La Escala de Desarrollo – Instituto Pikler (Lóczy). Argentina: Ariana, 1997.
IGNÁCIO, Renate Keller. Aprendendo a andar, aprendendo a confiar – O desenvolvimento da criança pequena segundo Emmi Pikler. São Paulo: Mainumby, 2002.
KÁLLÓ, Éva; BALOG, Györgyi. As Origens do Brincar Livre. São Paulo: Omnisciência, 2017.
PIKLER, Emmi. Moverse en Libertad – Desarrollo de la Motricidad Global. Madrid: Narcea, 1969.
RASSE, Miriam (Coord.). L’activité libre du jeune enfant – Jouets, objets et jeux à proposer de la naissance à trois ans. Paris: Elsevier Masson, 2008.
SOARES, Suzana Macedo. Vínculo, Movimento e Autonomia: Educação dos 3 primeiros anos. São Paulo: Omnisciência, 2017
SZANTO, Agnès Feder. Una mirada adulta sobre el niño en acción – El sentido del movimiento en la protoinfancia. Buenos Aires: Cinco, 2014.
TARDOS, Anna. Deixe o bebê também brincar por si mesmo.The first Years: Ngã Tau Tuatahi – New Zealand Journal of Infant and Toodler Education, volume 14. Nova Zelândia, 2012.
TRUCHIS-LENEVEU, Chantal. O despertar de seu filho – para um bebê ativo e calmo. São Paulo: Paulus, 1998.
WINNICOTT, Donald Woods. A criança e seu mundo. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1985.